O que é qualidade?
O termo qualidade é muitas vezes mal utilizado, Philip B. Crosby exemplifica: às vezes nós dizemos a famosa frase "qualidade de vida", mas na realidade que estamos falando?
Como uma paródia, se você perguntar a alguém da Tanzânia, o que é qualidade de vida? resposta seguro ... tem um prato de comida na mão ... por outro lado, se fizéssemos a mesma pergunta para os mais ricos no mundo diria que ... têm duas ou três ilhas privadas decorado em ouro seria humildemente reconfortante ...
Talvez essas não são as palavras exatas, mas é claro que, para cada um de nós, como você são afirmações sobre classe social, política, sexo, profissão, campo de estudo, etc. É necessário notar que para a maioria de nós o significado de qualidade no fundo nada mais é que a superioridade e / ou excelência (o que não está errado, só que ele também é relativo)
Como podemos definir a qualidade? A definição mais comum encontrada em dicionários é:
1) A qualidade é a totalidade das características de um produto ou serviço que atendam as necessidades dos clientes.
2) Dar ao cliente o que eles querem, como querem e quando querem.
3) uma propriedade ou conjunto de propriedades inerentes a uma pessoa ou coisa que permitem apreciar em relação às propriedades de suas espécies.
Gosto mais este último, porque pode ser moldado em qualquer campo, embora ainda existam elementos que definem oceanos azul de qualidade, mas mesmo adaptações para certas abordagens podem ser realizadas, por exemplo:
-Se que definem a qualidade de um produto sobre o outro: é o grau em que as características e as propriedades de um produto diferir do outro no que diz respeito ao estabelecido ou aceite pelo especificações dos clientes.
-A perspectiva do usuário ou cliente define como: A capacidade de satisfazer os desejos dos consumidores e / ou exceder as expectativas dos clientes.
-A perspectiva de fabricação de um produto é definido como: O grau relativo de acordo com as especificações de projeto de um produto e sua capacidade de melhorar o nível de conformidade e melhorar as mesmas especificações para as exigências dos clientes.
Estes três últimos são o achei mais comum, tem certas conotações que incluem um maior alcance, mas as definições mais simples inventadas pelos mestres de qualidade são definidas:
Philip Crosby: "Qualidade é atender às exigências"
Joseph Juran: "Qualidade é adequação ao uso do cliente."
Armand V. Feigenbam: "Atender as expectativas dos clientes."
Genichi Taguchi: "Qualidade é o mínimo de perda possível para a sociedade."
William Edwards Deming: "Qualidade é a satisfação do cliente."
Walter A. Shewhart: "Qualidade como resultado da interação de duas dimensões: dimensão subjetiva (o que o cliente quer) e dimensão objetiva (o que é oferecido).
Comparando: Juran ver que adota uma abordagem ao produto e ao cliente de cada vez, Feigenbam, Deming e Shewhart foco no cliente e Taguchi Crosby e concentrar as suas teorias para a fabricação do produto.
A perspectiva de o produto está de acordo com Juran
A perspectiva do usuário para Juran, Feigenbam, Deming e Shewhart fits
A perspectiva de produção se encaixa Croby e Taguchi.
Em termos de setores, a qualidade ainda não está completamente definido sob estes termos. Acontece que a satisfação do cliente não é suficiente, se a empresa que fornece o produto ou serviço desaparece.
A definição do que é qualidade para o papel de Engenheiro de qualidade (é a pessoa que gerencia as atividades mais importantes a este respeito) deve considerar todos os elementos que nele participam; tanto o cliente quanto o fornecedor em uma win-win. Dito citamos todos os detalhes a este respeito:
Cliente, nós sabemos que você quer sempre o mais durável, maior em quantidade, fácil de adquirir e com menores custos. Para muitos produtos, alguns atributos como cor, cheiro, gosto, etc. são requisitos que variam ao longo do tempo, sazonais ou anuais.
Provedor de saber que só quer ficar o máximo de benefícios para as quais precisamos, o mínimo de desperdício e melhor desempenho operacional processo máximo.
A partir disso, pode-se dizer que a qualidade, no papel de engenheiro de qualidade é: O grau em que as propriedades inerentes de um produto e seu valor monetário, reunião ou superior a (sendo aceito) as expectativas dos clientes e os meios para atingir permanecer fora da rentabilidade e competitividade.
Esta definição acomoda os clientes, considerando os seus requisitos (o que o cliente quer) e custo. por outro lado, recebe o provedor para a ênfase na rentabilidade. Afinal de contas, para o fornecedor, a qualidade é satisfazer os clientes de forma lucrativa.
No hay comentarios:
Publicar un comentario